Sobre a Revista

O International Journal of Academic Innovation é um periódico científico do Consórcio STHEM Brasil, publicado semestralmente, com o apoio de LASPAU/HARVARD. Está vinculado à área Interdisciplinar do CNPq. Tem por finalidade estimular e disseminar o conhecimento científico contemplando diferentes áreas que se proponham a trabalhar com metodologias ativas de aprendizagem.

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word. OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS

  1. SEÇÕES

Os autores deverão optar por uma das seguintes seções da revista para submissão de seus artigos.

 

1.1 Artigos Originais

São os artigos resultantes de pesquisas científicas. Devem apresentar dados originais empíricos ou teóricos, dotados de metodologia qualitativa e/ou quantitativa, que produzam informações sobre determinados grupos em relação às metodologias ativas em suas diferentes vertentes.

Sua composição deverá conter as seguintes partes: título, resumo (com palavras-chave), título em inglês, abstract (com keywords), introdução, referencial teórico, métodos e técnicas, resultados, considerações finais e referências.

É necessário utilizar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.

O número de páginas não poderá exceder 20, e pode conter entre 2500 e 5000 palavras.

 

1.2 Relatos de Experiência

Nesta modalidade os autores deverão descrever uma ou mais experiências relativas ao uso de estratégias ativas de aprendizagem, gestão inovadora, formação de professores para o trabalho com estratégias ativas de aprendizagem. O desenvolvimento dos relatos precisa ser pautado em evidências metodologicamente adequadas para refletir seus resultados.

 

2 APRESENTAÇÃO GERAL

2.1 Tamanho do papel e Margens

Papel branco no formato A4.

Margem superior - 3,0 cm

Margem esquerda - 3,0 cm

Margem direita - 2,0 cm

Margem inferior - 2,0 cm

 

2.2 Tipo e tamanho da Fonte

Deve ser utilizada a fonte Arial no tamanho de letra 12, exceto em citações diretas longas (com mais de três linhas), nota de rodapé, paginação e legenda, para estas é utilizado tamanho 10.

O texto deve ser justificado, com indicações de parágrafos e impresso na cor preta.

 

2.3 Espaço entre as Linhas

No corpo do texto utiliza-se espaço 1,5 entre as linhas. Existindo algumas exceções:

  • Quando é feita uma citação direta longa (com mais de três linhas), utiliza-se espaço simples entre as linhas e letra tamanho 10;
  • Nas notas de rodapé também o espaço entre as linhas é simples e letra tamanho 10;
  • Nas Referências bibliográficas utiliza-se espaço simples separadas entre si por dois espaços simples;
  • Os indicativos de seção são alinhados à margem esquerda e separados do texto do documento por um espaço entre as linhas de 1,5.

 

2.4 Indicativos de Seção

O indicativo numérico de uma seção precede seu título com alinhamento esquerdo, separado por um espaço de caractere. Não devem ser utilizados ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título. Todas as seções devem conter um texto relacionado com elas.

Os títulos, sem indicativo numérico (sumário, resumo, referências e outros), devem ser centralizados.

 

2.5 Ilustrações e Quadros

Os locais sugeridos para inserção de figuras e quadros deverão ser indicados no texto.

Devem ser dispostas da seguinte maneira:

  • Tem numeração independente e consecutiva;
  • O título deverá ser colocado em sua parte superior precedido da palavra que a designe (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, imagem, entre outros) e de seu número de ordem em algarismos arábicos;
  • As fontes e eventuais notas aparecem em seu rodapé, após o fechamento, utilizando-se o tamanho 10;
  • Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem (apenas informando o local, as ilustrações e quadros deverão vir em documento separado, no formato Word).

 

2.6 Tabelas

As tabelas são elementos demonstrativos de síntese que apresentam informações tratadas estatisticamente constituindo uma unidade autônoma.

Em sua apresentação, deve ser observado que:

  • Têm numeração independente e consecutiva;
  • O título deverá ser colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos;
  • As fontes e eventuais notas aparecem em seu rodapé, após o fechamento, utilizando-se o tamanho 10;
  • Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem.

 

3 NORMAS DE REFERÊNCIAS

Para apresentação das referências seguir a norma da ABNT NBR 6023:2002.

Todas as referências deverão constar em apenas uma lista, não utilizar uma lista separada para referência de sites.